O MÉDIUM CAMBONO

Notícias 07/12/2019 08:57

Os Cambonos são médiuns de sustentação, e são tão importantes quanto os médiuns ostensivos (de incorporação mediúnica) e os médiuns de couro (Ogans) nos trabalhos de um Templo de Umbanda; Assim como todos os médiuns, os cambonos devem seguir certos procedimentos e ter a dedicação e responsabilidade dentro do terreiro.

O Cambono, médium de sustentação, é aquele trabalhador, com mediunidade ostensiva ou não, que deve estar presente em todos os trabalhos, mas que não participa diretamente do fenômeno, nem dos procedimentos de incorporação mediúnica para atendimentos.

Como o próprio nome diz, embora não esteja envolvido no fenômeno ou na assistência, faz a sustentação energética do trabalho, mantendo o padrão vibratório elevado por meio de pensamentos e sentimentos elevados.

Ao contrario do que se pensa, os médiuns cambonos de sustentação são tão importantes quanto os médiuns de incorporação, pois são eles que ajudam a garantir segurança, firmeza e proteção para o grupo e para o trabalho, enquanto médiuns de atendimento fazem sua parte e desenvolvem o trabalho assistencial.

Além disso, são eles também que ajudam os médiuns de incorporação, como já foi escrito linhas acima. Considerando esse papel fundamental, podemos listar alguns requisitos importantes para os médiuns cambonos:

RESPONSABILIDADE, tanto quanto qualquer médium, o cambono precisa conhecer a mediunidade e tudo que diz respeito ao trabalho com a espiritualidade e as energias humanas, a fim de poder auxiliar eficientemente o dirigente do Templo.

FIRMEZA MENTAL E EMOCIONAL, como é responsável pela manutenção do padrão vibratório durante os trabalhos, o cambono deve ter grande firmeza de pensamento e sentimento, a fim de evitar desequilíbrios emocionais e espirituais que poderiam por a perder a segurança do trabalho e de seus irmãos de fé.

EQUILIBRIO VIBRATÓRIO, como trabalha principalmente com energias – que movimentam com os seus pensamentos e sentimentos, o cambono deve ter um padrão vibratório elevado, a fim de poder se manter equilibrado em qualquer situação.

COMPROMISSO COM A CASA, COM OS GUIAS E DIRIGENTE ESPIRITUAL, o cambono deve lembrar-se de que, mesmo não tomando parte direta nas assistências, tem alguns compromissos a serem observados:
Conhecer e observar os regulamentos internos a fim de segui-los. Explica-los, quando necessário, e faze-los cumprir, se for o caso; dando o exemplo na disciplina e na ordem dentro da casa; colaborando, sempre que possível, com as iniciativas e campanhas da instituição.
Evitar faltar ás giras sem motivos justos, e principalmente faltar sem avisar seu dirigente; procurando ser sempre pontual nos trabalhos e atividades relativas; procurando colaborar com a ordem e bom andamento do trabalho.
Com os guias espirituais: lembrar que eles contam com os cambonos para atuar no ambiente e nas energias necessárias aos trabalhos a serem realizados, os guias Espirituais devem ser sempre atendidos com presteza e respeito.

AUSENCIA DE PRECONCEITO, o cambono não pode ter qualquer tipo de preconceito, seja com os assistidos, encarnados ou desencarnados, seja com os dirigente, irmãos, etc…
Ele não está ali para julgar ou criticar casos que tem oportunidade de observar, mas para colaborar para que sejam solucionados da melhor forma, de acordo com a sabedoria e a justiça de Deus.

DISCRIÇÃO, o cambono nunca, jamais deve comentar ou relatar, dentro ou fora da casa, as informações que ouve, os problemas dos quais fica sabendo e os casos que vê nos trabalhos que participa. A discrição deve ser sempre observada, não só por respeito aos envolvidos, encarnados ou desencarnados, como também por segurança para que as entidades envolvidas nos casos atendidos não venham a se ligar a trabalhadores, provocando desequilíbrios.
Os comentários só devem acontecer diretamente ao Dirigente do Templo, quando o cambono perceber algo de errado.

COERENCIA, tanto quanto o médium de incorporação, o cambono deve manter a conduta sadia e elevada, dentro e fora da casa em que trabalha, para que não seja alvo de cobrança de obsessores, no intuito de desmascarar em suas atitudes e pensamentos.

Como vimos, as responsabilidades dos cambonos, médiuns de sustentação, são as mesmas que a de todos os médiuns, e exigem deles o mesmo esforço, a mesma dedicação e a mesma responsabilidade.

Não é fácil ser um cambono. Para ser um, é preciso aprender muito sobre o mundo espiritual e sobre a conduta que deve adotar para alcançar a evolução espiritual.

OS CAMBONOS SÃO O CARTÃO DE VISITAS DO TERREIRO.

RESUMINDO, SER CAMBONO É ALGO MAGNIFICO E DE EXTREMA IMPORTANCIA, BASTA REFLETIRMOS PARA MELHORARMOS DENTRO DO QUE NOS PROPOMOS A PRATICAR.

AXÉ AMIGOS!!


Fale com a gente

Peça sua Oração? Mande um e-mail!

Mande um Whats
Jardim Imperial, nº 4433

A Serviço da Caridade

Acompanhe nossas Redes Sociais

Newsletter