AROMATERAPIA POR GUILIANNA ALTIMARI

Notícias 28/03/2020 17:49

Aromaterapia é o conjunto de técnicas de aplicação de óleos essenciais. Quando se fala em aromaterapia, imagina-se imediatamente em função odorífera, mas essa visão é limitante para a realidade das técnicas, que vão desde tratamentos dos cabelos até as unhas dos pés; o estudo do efeito do odor na aromaterapia vem da osmologia, ciência que estuda função do odor no sistema olfativo e límbico cerebral.

A aromaterapia se define pela pratica da utilização de óleos essenciais em determinadas técnicas componentes do tratamento. Todos nós reagimos instantaneamente aos aromas. Os perfumes contam-se entre os bens de consumo mais caro do mundo. Transformar flores aromáticas em substâncias altamente concentradas é o meio de produzir tanto perfumes e óleos essenciais.

Define-se aromaterapia como o tratamento feito a base de óleos essenciais extraídos das plantas, diferentemente do herbalismo, que usa a planta inteira (e inclui, portanto, aromaterapia) e da perfumaria, que não é terapêutica. A Aromaterapia consiste em um tratamento diferenciado que trata a doença vendo o paciente num todo. Sabemos que a doença se instalada é somatização de sentimentos, medos, traumas, dores, desajustes, etc. Os óleos essenciais, extraídos dos vegetais, chamados essências ou óleos essenciais, contêm as substâncias que dão perfume às plantas e, por isso, seu odor é a característica principal.

A diferença entre o óleo essencial e a essência é que o óleo tem maior concentração das propriedades medicinais, fitoterápicas, aromáticas, presente nas flores, raízes e folhas. E concentração nas essências mesmo puras e de boa qualidade são menores.

Então devemos ter cuidado em utilizar os óleos e respeitar as quantidades indicadas.

A Aromacolagia é o termo utilizado para definir a psicologia do olfato, ou seja, aquilo que chamamos de cheiros relaxantes, estimulantes, polarizantes, masculinos, femininos, infantis, alegres, refrescantes, entre outros qualidades para classificar.

Todas as fragrâncias, naturais ou sintéticas, podem receber uma classificação aromacológica, e, diferentemente da aromaterapia, a Aromacologia não se propõe a aplicações terapêuticas principalmente as questões sensoriais. É comum confundir duas diferenças básicas entre ambas:

A Aromaterapia utiliza apenas óleos essenciais puros e naturais, recomendando sua aplicação no corpo e no ambiente de formaterapêutica.

A Aromacologia utiliza óleos essenciais, essências e fragrâncias sintéticas, recomendando sua aplicação no corpo e no ambiente para fins de perfumação funcional. Em terapia é utilizada para trazer sensações e emoções. Libertando o paciente de sentimentos como ansiedade, tristeza, stress, etc...

A Aromacologia tem menos riscos e restrições em sua aplicação.

Algumas dicas de Aromacologia :

Pode usar o aroma indicado em borrifadores, difusores, velas aromáticas, banhos, entre outros

A Aromaterapia pode ser aplicada em difusores, borrifadas no ar, através de banho, escalda pés, entre outros.

A aplicação de ambas é muito parecida o que muda são as concentrações e contra indicações.

Quando for utilizar óleos puros as quantidades são reduzidas e deve ser usado um óleo carreador, por exemplo: óleo de coco é um óleo carreador; então você coloca 100ml de óleo de coco e três gotas de óleo essencial de alfazema. Eis a fórmula de óleo para massagem relaxante com todos os benefícios da alfazema que são inúmeros.

Dicas de óleos para aumentar a imunidade em época de pandemia, mas antes vamos entender os vírus.

O que são vírus e o que é o Coronavírus.

Os vírus são simples e pequenos, não têm células, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos. 

O vírus sozinho não oferece riscos, mas tem a capacidade de se ligar a uma célula. Para se reproduzir precisa estar hospedado em alguma célula, tomando conta dela e a partir daí se espalha. 

E O CORONAVÍRUS?

Já o Coronavírus (Covid-19) é uma grande família viral, conhecida desde meados dos anos 1960, que causa infecções respiratórias. 

Geralmente, infecções por Coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum.

Alguns Coronavírus podem causar problemas respiratórios graves, como a síndrome respiratória grave (conhecida pela sigla SARS, do inglês “Severe Acute Respiratory Syndrome”).

Além de observar as recomendações médicas, aqui vai uma lista de óleos essenciais seguros que são antivirais, que podem ser utilizados, mesmo em quarentena.

Indicação de óleos essenciais para aumento da imunidade:

ÓLEO ESSENCIAL DE TEA TREE. (Melaleuca Alternifolia)

Antifúngico, anti-infeccioso, antisséptico, antiviral, bactericida, estimula o sistema imunológico, radioprotetor. É considerado um dos óleos essenciais mais poderosos como antiviral. Tem papel importante como coadjuvante nos tratamentos de pacientes oncológicos (radioterapia, quimioterapia) e portadores de HIV, ajudando na imunidade, que fica debilitada, como efeito colateral do tratamento.

ÓLEO ESSENCIAL DE RAVINTSARA. (Cinnamomum Camphora QT Cineol)

 Antiviral muito eficaz, anti-infeccioso, antibacteriano, antifúngico e estimulante imunológico, mucolítico, expectorante e neurotônico.

Muito eficaz nos problemas respiratórios principalmente se associado ao eucalipto radiata.

 

ÓLEO ESSENCIAL DE TOMILHO QT TIMOL. (Thymus Vulgaris)

Antibacteriano, antifúngico, antiviral, mucolítico, expectorante, broncodilatador, imunoestimulante, neurotônico.

É rico em fenóis. São soldados que ajudam a combater viroses e infecções com efeito imediato.

ÓLEO ESSENCIAL de EUCALIPTO GLOBULUS.

Antibacteriano, antifúngico, antiviral, mucolítico, expectorante, descongestionante das vias respiratórias.

Essas são algumas dicas de óleos, lembrando sempre de utilizar de forma correta e não aplicar o óleo direto na pele

 

 

 


Fale com a gente

Peça sua Oração? Mande um e-mail!

Mande um Whats
Jardim Imperial, nº 4433

A Serviço da Caridade

Acompanhe nossas Redes Sociais

Newsletter